Secret of Evermore (SNES)


Secret of Evermore... Um de meus favoritos. Principalmente pela trilha sonora, jogabilidade, enredo e carisma. Infelizmente um dos mais injustiçados. Vamos aos dados técnicos:


Lançamento:  1 de Outubro de 1995 (America do Norte)
            22 de Fevereiro de 1996 (PAL)  

       Desenvolvimento, Distribuição:       
Plataforma: (SNES) 
Gênero: Action-RPG
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Sendo o primeiro game da empresa a ser totalmente produzido no ocidente, seria chamado apenas de Evermore, mas por insistência da Square ganhou um "Secret" em seu título. Claro que o que planejavam com isso era chamar a atenção do público ocidental, já que Secret Of Mana estava em alta aqui. Infelizmente este detalhe se tornou um dos principais motivos para algumas alegações do tipo: "Blah! Cópia lavada de Secret of Mana...".  Já vi acontecer sem nem mesmo analisarem ou jogarem antes. Triste...  

Existem sim muitas similaridades, mas com enredo diferente, clima diferente, gráficos diferentes e elementos diferentes. Não sendo de fato uma "cópia descarada". Vamos partir daí nos focando em seu enredo:
Podunk, U.S.A, 1965. Um experimento está para ser concluído.

Sua história é interessante, simples e bem original para a época. Se trata de um enredo contemporâneo, fictício e com apelo científico. Você vai explorar áreas que vão desde a idade da pedra até o século XVI, do tempo das embarcações até o Egito antigo, Grécia e obviamente a nossa era; há décadas atrás. É tudo divertido, solto, elegante e simples. Exatamente o que se imagina de um garoto que se aventura com seu cão em uma missão de retornar para casa fora de um mundo desconhecido. Houveram várias críticas positivas à respeito do enredo, mas em alguns casos foi dito ser simples demais para um jogo da SquareSoft, para mim não passa de pura implicância, a proposta do jogo não exigia complexidade de enredo. 

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O gameplay exige que você pense por dois: Você e seu cachorro. Algumas áreas são acessíveis aos dois, outras somente à você e outras somente ao seu cão. Você pode trocar os controles entre os dois apertando o botão select. E então levar o cão até o ponto A para liberar o ponto B (onde você está) e só assim completar a dungeon. Enquanto você batalha, seu cão o ajuda com ataques cada vez mais poderosos até se tornar uma máquina de matar ao decorrer da história, cruzando as diferentes regiões deste mundo.



Neste game você não usa magia, usa fórmulas de alquimia. Você precisa aprender a fórmula com algum ancião (anciões ficam espalhados pelos mapas), coletar os itens necessários de cada uma e realiza-la, exemplo: Fogo, levitação, água, etc. Ao realizar a fórmula seus itens vão se acabando e você terá de repor seu estoque, lutando contra inimigos que "dropam" tais elementos ou coletando pelo cenário. Seu cão será extremamente essencial pois fareja itens escondidos e late ou fica parado no lugar farejando sem parar, avisando você.



Outro fator interessante do game é a moeda. Cada parte de Evermore, cada nova "cultura" utiliza uma nova moeda, então cada vez que você muda de lugar, você precisa fazer a cambiagem com o npc. Achei isso muito criativo, acaba dando mais realidade ao game.



 Algumas revistas alegavam que a qualidade do game em um geral não estava de acordo com os padrões de lançamentos anteriores. Francamente acho isso um monte de besteira, mas houve consenso quanto aos gráficos que enchiam os olhos, ainda mais na época.  Me lembro de jogar horas e horas resolvendo alguns puzzles que matariam qualquer cidadão (sim, ele é bem complicado por vezes) sem nem sequer enjoar um pouco que seja. Nas fotos acima pode-se ver uma cena do início em uma das minhas áreas preferidas: A pré-histórica, assim como uma das áreas mais lindas que é Dark Forest, na idade média. Cada referência à uma época ou cultura é extremamente fiel em cada mísero detalhe, até mesmo os inimigos que não se repetem em nenhuma outra época, nem são ctrl+c / ctrl+v disfarçados de outros. Cada boss, cada npc faz jus perfeitamente, ou seja, tudo é intrínseco. 

Por fim uma pequena demo do gameplay: 





                    
            

Sua trilha sonora é extremamente bem trabalhada, misteriosa e raramente saltitante. É um ponto que dividiu opiniões. O responsável pela trilha foi Jeremy Soule, que ficou conhecido por suas técnicas experimentais. Ele sempre procurava misturar o bom e velho MIDI com pitadas de realismo. Por exemplo, em algumas áreas não existe música alguma, apenas efeitos sonoros mais próximos da realidade: Sons da natureza, efeitos de vozes, etc. Existe uma área, uma feira, onde ele conseguiu simular o som de varias vozes e algo levemente tumultuado ao mesmo tempo, dando a impressão e a sensação de se estar em uma feira de verdade. Muitos viram isso como ponto positivo, mas houveram críticas negativas a respeito, felizmente poucas. 


Mesmo em eventos de menor tensão, suas musicas possuem um tom de mistério, um clima bem denso e altamente aconchegante. Sem sombra de dúvidas uma das melhores músicas do game é a Boss Theme 2, com seu toque ritualístico / indígena, muito bem trabalhada e intrigante. Me lembro de ficar boquiaberto ao escutar pela primeira vez, na verdade ela sempre me surpreende e seria egoísmo não compartilhar da mesma:





Este Action-RPG possui um um dos gráficos e climas mais elegantes e imersivos que eu já presenciei e joguei. Os ditos gráficos superam os de Secret Of Mana sem dúvidas. Sabemos que gráficos não significam exatamente qualidade, mas devo ressaltar de qualquer forma. 

Tudo feito à mão, caprichado em cada mínimo detalhe. Nota-se de cara que muito carinho foi colocado no título em questão. Fica claro que eles queriam provar que não são apenas os ocidentais que sabem fazer excelentes games. Embora todos saibamos que a maestria de lá é indiscutível, cumpriram sua meta com glamour. Acho uma pena como a jogabilidade parecida com SoM e certos elementos em sua concepção, incluindo a mudança de nome, conseguiram abafar pela metade o reconhecimento deste game, o que é muito triste. Comparações não são meu foco, não me entenda mal, SoM é um ótimo game e fez por onde ser reconhecido como clássico. Imagens:



Mas... Se é um jogo tão incrível, porque é tão condenado?  
Resposta: Pelos motivos mais levianos e desnecessários possíveis, dentre eles:

- O sistema de anéis (O mesmo de Secret Of Mana);
- Os sprites parecidos como SoM, assim como a engine usada;
- A jogabilidade parecida com o mesmo;
- Alegam que o gráfico é idêntico (O que é no mínimo hilário);

E bem... Só isso. Já vi a SQEX fazer o mesmo com diversos títulos de Final Fantasy e Dragon Quest porém não me lembro de rezarem o mesmo terço. Isso foi o suficiente para ser chamado de "cópia" e levar frases no ouvido como:  "Ele tentou subir com a fama de SoM". 

Francamente o que eu tinha por definição de cópia era algo de uma outra empresa que mostrasse exatamente TUDO ou quase isso em um game. Mas parece que este pessoal crítico esqueceu de que o game foi desenvolvido pela Square (mesma empresa), única diferença que o foi pela sede Norte Americana, com a intenção de mostrar a capacidade dos desenvolvedores ocidentais da empresa, marcando assim até mesmo nosso potencial. Basicamente estavam nos homenageando e nos defendendo, defender norte americanos infelizmente nunca foi uma boa ideia, os mesmo costumam se condenar...

Como poderia um game que foi embasado apenas em alguns scripts e sistema de batalha/itens de um título da PRÓPRIA EMPRESA ser uma cópia? Como poderiam os mesmos quererem sucesso nas costas de um título feito pela própria empresa? Até porque se fosse isso, eles teriam a decência de deixar o jogo com menos cara de Mana, fica claro que foi uma homenagem e uma tentativa de chamar a atenção dos gamers que respiravam Seiken Densetsu na época. Foi uma coisa boa, uma excelente intenção feita com carinho, porém mal compreendida por muitos. Como poderia a própria SQ sugerir o tal "Secret" no nome da obra sem confirmar assim ser tal cópia? Nunca fariam isso, seria chamar os fans de descerebrados ou algo do tipo, ao meu ver eles não o fizeram para sugar ou enganar nenhum fan de Secret of Mana.

Parabéns à você que ajuda à compartilhar o ódio desenfreado por este título sem nem sequer mostrar uma base lógica para tal... Graças à você, os gamers que ainda se embasam na opinião alheia perdem a chance de jogar uma obra de arte sem tamanho descritível, ao mesmo tempo você também joga o esforço e dedicação e todo carinho/perspectiva/intenções de uma equipe inteira no lixo. 

Não se deixe levar por tamanhas calúnias, experimente o mesmo e tire suas próprias conclusões, nunca se leve por tais opiniões alheias, você só perde com isso. Um bom gamer não leva em conta o que diz uma determinada revista/site (IGN estou falando principalmente de vocês!!!! Lacraias parasitas e capitalistas!), leva em conta apenas a sua análise crítica e seus próprios critérios. Acredite, desta forma você se diverte muito mais.



18 comentários:

ArcMoonRed disse...

EU TO POUCO ME FODENDO PRO SEU SITE MANÉZÃO

(Ark) disse...

@Reaper

Quem é você cara, eu te conheço? XD

Unknown disse...

Lendo aqui a briga nos comentários e me deparo com isso, doutor Ark:
"Essa coisa de perseguir novatos e bla bla bla é brincadeira nossa, até porque com isso conseguimos ver se o cara entende mesmo ou esta afim de entender, a coisa é até combinada por vezes. Bora lá atacar? Bora! XD. Bem isso."
Então foi isso que aconteceu naquele dia, né seu puto? XD

(Ark) disse...

@Flavio

Exato Sr. Kirby

Unknown disse...

Hehe, esse Sr. Kirby me deixa tão sem jeito e.e Kirby é meu ídolo. Gosto mais de uns títulos mais recentes, mas tenho mente aberta pra títulos antigos. Prova disso é que um dos meu games prediletos é Clock Tower, de SNES. E recomende mais, que vindo de você, já sei que deve ser bom (menos FFVII e FFX, jogos que você gosta e eu desprezo, mas isso não vem a caso)

Unknown disse...

Realmente o Bobby e sua tesourinha de unhas (e.e) eram bem macabros. O outro filho, Dan, Dean ou alguma outra porra do tipo, era bem mais assustador e.e Pena que eu só fui ver ele na segunda vez que eu joguei. Na primeira eu fugi da casa com o carro que fica na caragem e ganhei o ending em que a Jenipher (acho que é esse nome, sei lá) se suicida depois de fugir. Fiquei traumatizado por meses XD

Realmente, nem todas as dicas agradam, mas como você vai dar mais indicações de RPGs, gênero pelo qual sou apaixonado (não tanto quanto você, obviamente), creio que possa confiar.Dito isso, NÃO ME DECEPCIONE, CARÁI! XD

E fico lisonjeado por admirar essa minha paixão bobinha. Como foi meu primeiro game, é difícil não amar a bolotinha cor de rosa da Hal Laboratory ^^

Unknown disse...

Gostei de ver Sr. Ark ^^ A Review está ótima, e descreve bem o quanto esse game é maravilhoso. Aliás, tive que largar o jogo TT^TT Malditas viajens para Resende, estou tendo que sobreviver de Theatrhythm FF e Paper Mario Sticker Star (o que nem é tão ruim assim e.e)

Felipe Shadow disse...

Só li ladainhas sobre esse jogo até então, mas vendo esse seu review me despertou a vontade de joga-lo, ótima resenha.

(Ark) disse...

Obrigado cara. Sim, infelizmente é a triste verdade.

Erick disse...

Ainda tenho de jogá-lo, assim como vários RPGs de snes, um console que eu infelizmente não aproveitei muito.

Unknown disse...

Meu priminho Flávio me recomendou essa bodega aqui, me disse que eu ia gostar. Ele tava certo. Quando li que a review era de Secret of Evermore, achei que você ia falar um monte de asneiras sobre como o jogo é uma cópia de Secret of Mana, mas não, você tem o mesmo ponto de vida que eu. Só quero ver um review de Chrono Trigger algum dia *---* Best RPG ever.

By Titia Clarisse

Anônimo disse...

ps: eu soh um retardado

Unknown disse...

O review está bom, então nenhuma surpresa.

Você poderia trabalhar com isto. XD

Anônimo disse...

Secret Evermore é um clássico. Adorava quando o cachorro se tornava "Egípcio".

Bom review, de um ótimo game, que infelizmente foi muito injustiçado na época.

Joguei no Snes mesmo,em 1996,aluguei o cartucho e fiquei 10 dias com ele, paguei a multa na locadora,mas valeu a pena.

Pena mesmo que ficou meio ofuscado diante de outros RPGs mais famosos.

Atenciosamente: Sir Krelian Judah

Equipe Eternal Players disse...

Belo trabalho Ark! Parabéns, vai fazer sucesso rápido!

Heart disse...

"Atenciosamente: Sir Krelian Judah"

Interessante, não sabia que se usava "(:)" depois do "Atenciosamente".

"Secret Evermore é um clássico. Adorava quando o cachorro se tornava "Egípcio"."

Entendo, devo dar uma checada em "Segredo Sempre" quando possível.

Atenciosamente,
Sr. H.

Heart disse...

Clarisse Sevalho:

"você tem o mesmo ponto de vida que eu"

Pois saiba que o Ark tem equipamentos com HP+.

Heart disse...

Ark, depois providencie um review de Seiken Densetsu 3. Se você ainda não o jogou, está perdendo um ótimo jogo!

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